Mais de 40 pessoas de bairros do Cazenga e Cacuaco juntaram-se para abordar o impacto da exploração dos recursos minerais nas comunidades e os direitos das pessoas impactadas pelo trabalho das indústrias extactivas.
O jurista Manuel Cunha, que foi um dos oradores do encontro, fez entender que as comunidades precisam munir-se de conhecimentos sobre os seus direitos para evitar sofrer danos e não beneficiarem de alguma indeminização em caso de violação flagrante dos seus direitos.
“Existe um código mineiro que funciona como lei de terra. O mesmo, apesar de dizer que as terras pertencem ao Estado, diz também que é dever do estado indemnizar a quem desalojar por necessidade de exploração daquela zona”, explicou o orador que focou um dos problemas mais denunciados pelas comunidades.
Os participantes mostraram-se satisfeitos com o assunto tratado, uma vez que se sentem injustiçados com algumas ocorrências pouco agradáveis e não sabiam a quem ou onde recorrer.
O evento foi também uma oportunidade para troca de experiências sobre os problemas que têm enfrentado e sobre acções de advocacia que têm implementado para dar resposta aos problemas enfrentados.
Encontro Comunitário junta comunidades de Cuacuaco e Cazenga
No dia 27 de Dezembro de 2021, ocorreu, no CEFOCA, um encontro comunitário que juntou comunidades do Cazenga e Cacuaco para discutir a questão dos direitos das comunidades impactadas pela exploração dos recursos minerais, evento promovido pela plataforma THOTA